Como fazer Tintura Mãe



Você vai precisar de:

  • Erva Seca

  • Álcool Cereal
  • Proveta

  • 2 Vidros (Tipo de Azeitona, a tampa não pode ser de plástico)

  • Etiquetas
  • Vidro Âmbar
Para esterilizar os vidros.
Ferver por 15 minutos, enquanto ferve os vidros, ligar o forno e deixá-lo bem quente. Após ferver os vidros, colocá-los sobre um pano de prato (este pano deve ser de uso exclusivo para Fitoterapia) dentro de uma forma, com a boca virada para baixo. Levar para o forno desligado e quente, tirar e fechar o vidro quando o forno esfriar.

Etiquetar os Vidros:
01 com o nome da Erva concentração 30%
01 com o nome da Erva concentração 70%

Preparar o Álcool: Exemplo para 2 litros de Tintura.

70%

700 ml de álcool cereal
300 ml de água Mineral ou filtrada.

30%
300 ml de álcool cereal
700 ml de água Mineral ou filtrada.
1ª Etapa:

Colocar 1/5 de erva seca no vidro com etiqueta 30% e completar o vidro com o álcool 30%.
Colocar 1/5 de erva seca no vidro com etiqueta 70% e completar o vidro com o álcool 70%.
Deixar em maceração por 6 dias no escuro. Não deixar passar muita luz, pode guardar os vidros em sacos de pão, dentro de um armário.
2ª Etapa:
Separa o líquido do bagaço.
3ª Etapa:
Colocar o líquido de 30% no bagaço de 70% e o 70% no bagaço de 30%.
4ª Etapa:

Juntar os dois líquidos e dividir nos bagaços.

5ª Etapa:

Deixar macerar por mais 8 dias. No escuro novamente.


6ª Etapa:

Coar e guardar em vidros âmbar ( esterilizado) longe da luz. Depois de pronto, 2 anos de validade.

Atenção: Não deixar passar mais de 25 dias da 1ª a 6ª Etapa. Após 25 dias começa a ação enzimática. Da 2ª a 4ª Etapa não precisa macerar.

Esquema:

17 comentários

***JOÃO VITOR*** disse...

Gostei muito deste artigo pois eu fazia minhas tinturas mas não tinha idéia dos percentuais, agora sei como fazer...obrigado...

justidns disse...

A explicaçao foi muito clara.Vou ter que corrigir minha forma de preparo. Me resta saber quantas gotas da tintura deve ser diluida em agua p/ uso oral. Obg

Anônimo disse...

Amei saber que posso fazer tintura mãe, mas para conseguir fazer necessito de receita por escrito, poderiam por favor me mandar por e-mail?
teresa_pt@yahoo.com.br

Equilíbrio Mente e Corpo disse...

Oi Teresa,

Obrigada pela visita em meu blog, enviei por email para você.

Abraços.

Ana Carla

Ricardo disse...

Carla, tudo bem?
Desculpe pela ignorância, mas quando se diz um quinto para 70% de alcool e 30% para outro um quinto, restaram ainda 3 partes de ervas correto?

Obrigado

Ricardo disse...

Carla, tudo bem?

Desculpe pela ignorância, mas quando se diz um quinto para 70% de alcool e 30% para outro um quinto, restaram ainda 3 partes de ervas correto?
E a outra questão é se vocês também vendem os produtos. Vidros, alcool etc.

Obrigado,
Ricardo

Sandracdv disse...

Boa noite,

Adorei, sua explicação está bem clara...
Tenho encontrado artigos sobre preparação de tinturas, a 70% outras a 100% e como a sua, que o produto final fica a 50%. Gostaria de saber como posso identificar qual tipo usar nas diferentes ervas. Se vc puder me esclarecer eu ficarei muito grata.

Bjs em seu coração

Sandra

Niki disse...

Boa tarde!
Quando você diz 1/5 da erva (no meu caso Barbatimão)você quer dizer 1/5 de quê ?
Ou seja, 1/5 de uma unidade, certo? Mas esta unidade é quanto? Se só vou usar 2/5 da erva, o que é feito com os restantes 3/5?

Letícia disse...

Fiquei em dúvida sobre a quantidade da erva seca (1/5 de quanto)? Grata, Letícia

Unknown disse...

Boa tarde Anã Carla,

Poderia por gentileza me enviar a receita da tintura mãe e como fazer o gel por email.

Muito obrigada querida! Deus te abençoe e proteja!

Jaque disse...

Olá, boa noite!
Tenho uma dúvida!
Qual a eficácia da erva feito apenas o chá e outra no processo tintura mãe!?
Obrigada!

Gisele disse...

Boa tarde Ana Carla

Com sua ajuda preparei minha tintura. Será que você poderia me orientar quanto à posologia?
Muito obrigada pelas informações!
Gisele

Anônimo disse...

Só pode ser feito em potes de 1 litro no caso ? Não posso fazer nos de 6000ml ?

Unknown disse...

Eu gostaria de saber qual o peso da erva, ou semente, de coentro que você utiliza nesta receita de tintura. 1/5 se refere a quantos gramas da erva?

Anônimo disse...

Também quero por escrito vc me manda querida.

Beth disse...

boa noite , meu nome é Elizabeth, amei seu post. mas sou um pouco lenta, seria possivel me mandar a receita do passo a passo pra fazer a tintura mãe? e posso fazer em oleo pra tomar ? pois tenho um netinho que tem bronquite ,e gostaria de fazer essa tintura porem em oleo ou mel ??voce pode me ajudar nesse detalhe? fico muito grata .

Meu email / bvialr@gmail.com

Unknown disse...

Carla também é possível fazer a tintura com o álcool 70% e deixar macerar por 21 dias o resultado é o mesmo?

Postar um comentário