Depressão

"Sofrer de depressão simplesmente significa que você tem se reprimido demais. Depressão nada mais é do que repressão. Você está deprimido porque não lhe é permitido se expressar. ao se expressar, ao catarsear tudo o que está reprimido em seu inconsciente, você vai se tornar mais sano mais saudável."
Osho ( The Dhammapada: The Way of the Budha), Vol. 7.

Nos últimos anos, muitos artigos têm sido escritos sobre depressão. No entanto, o que geralmente se omite é que a depressão é originada basicamente da falta de expressão do indivíduo. E não é à toa, já que a nossa sociedade é a primeira a reprimir a expressão de nossas emoções, incentivando-nos desde cedo a controlá-las.

Bloqueadas as emoções, impedimos que a nossa energia vital circule livremente por nosso corpo, o que faz com que ele perca a vitalidade original e passe a refletir os bloqueios a que se submete. Apesar de as emoções bloqueadas serem freqüentemente as "negativas", a perda de sensibilidade do corpo gera uma incapacidade também para os sentimentos ditos "positivos", como a alegria e o amor.

A vida torna-se, então, carente de significado e, em níveis mais profundos de depressão, a pessoa não deseja sequer viver. Mas a depressão é mais comum do que se pensa na vida das pessoas. Acreditamos que, em nossa sociedade, pela cultura da repressão das emoções, todos os indivíduos sofrem de um certo grau de depressão.

Veja o que diz Lowen, em uma de suas obras mais recentes:

"Se ficamos deprimidos, por que não nos curamos espontaneamente? Na verdade, há pessoas que superam espontaneamente uma reação depressiva. Infelizmente, na maioria dos casos, a depressão tende a reaparecer, porque a causa subjacente persiste. Essa causa é a inibição da expressão dos sentimentos de medo, tristeza e raiva. A expressão desses sentimentos e a tensão concomitante reduzem a motilidade do corpo, resultando em um estado de redução ou depressão da vitalidade. Aliada a isto, está a ilusão de que seremos amados, se formos bons, servis, bem-sucedidos e assim por diante. Essa ilusão serve para manter o ânimo do indivíduo durante a luta para obter amor, mas, como o amor verdadeiro não pode ser adquirido ou obtido por qualquer desempenho, cedo ou tarde, a ilusão cai por terra e o indivíduo entra em depressão. A depressão desaparecerá, se o indivíduo puder sentir e expressar seus sentimentos.(...) Expressar os sentimentos alivia a tensão, permitindo ao corpo recuperar sua motilidade, aumentando assim a sua vitalidade. Este é o lado físico do processo terapêutico." (LOWEN, Alexander. Alegria. 2ª Edição. Ed, Summus, 1997, p.28)

Conclui-se que é necessário trabalhar o corpo para devolver-lhe a sensibilidade e, desta forma, criar uma base física para o prazer de viver.

http://www.namaste.com.br/

(Retirado do site Site Namastê).

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário