Estudo de Casos - Auriculoterapia


Figura 1 - Dermatite de Contato


Figura 2 - Dermatite de Contato


Figura 3 - Sangria na Zona Correspondente / Área da Alergia e Ápice.

Figura 4 - 1º dia após o tratamento.

Este estudo foi um dos casos de Dermatite de Contato tratado no meu Trabalho de Conclusão de Curso, os resultados apresentados neste estudo, mostraram que a eficácia da Auriculoterapia na Dermatite de Contato foi de 100%. Isso indica que a Auriculoterapia é um excelente recurso para este tipo de alergia.

Cliente 1 – A.C.C. – 32 anos, se
xo feminino, solteira, nascida em São Paulo.

Relato do Caso: Foi diagnosticada com Dermatite de Contato em Novembro de 2006, na área do colo, pescoço e queixo do lado direito, utilizou recurso farmacológico - Furoato de Mometasona - por indicação médica durante 10 dias. A Dermatite desapareceu no 8° dia. Cliente relatou que, durante todo o processo de tratamento, a área afetada coçava muito e sentia uma sensação dolorosa e queimante.
Em Agosto de 2007 reapareceu no mesmo lugar, e novamente utilizou o mesmo recurso farmacológico por 10 dias. A Dermatite desapareceu no 9° dia, e novamente, durante todo o processo de tratamento, a área afetada coçava muito e sentia uma sensação dolorosa e queimante.
Em outubro de 2007 reapareceu no mesmo lugar.

Tratamento Utilizado: Tratamento de Auriculoterapia, Sangria na Zona Correspondente (Alergia) e no Ápice da Orelha.

É utilizado, desde a antiguidade, para eliminar o acúmulo do calor patogênico, que provoca febre alta e convulsão, também para tratar as dores causadas por estagnação de sangue, nas cefaléias, vertigens e visão turva provocadas pela subida do Yang do Fígado e da dor e inflamação da conjuntiva do olho, a constipação e a dermatite, produto do calor excessivo acumulado no pulmão e no intestino grosso.
A sangria é um método que ajuda a comunicar e drenar os canais e colaterais, eliminar a estagnação e facilitar a circulação do sangue; acalmar e eliminar o calor; é um método antinflamatório e analgésico.
A frequência das sessões pode variar entre sangrias diárias e mensais. De um modo geral, um ciclo terapêutico é constituído por 3- 5 sessões, com sangrias de 3-5 gotas de sangue por sessão; os diferentes programas terapêuticos não devem exceder os três ciclos.

Após o Tratamento.

Este caso foi tratado em apenas uma sessão e um reforço, um dia após o tratamento a zona lesionada da pele não apresentava mais o prurido, a coceira excessiva e a sensação dolorosa e queimante haviam cessado, apenas na região do queixo ainda coçava um pouco. Após três dia do tratamento, as manifestações dermatológicas haviam desaparecido totalmente.
O resultado do tratamento com Auriculoterapia na Dematite é muito rápido, mas se o mesmo se interrompe, os sintomas regressam facilmente, motivo pelo qual precisa-se realizar de um a dois ciclos de tratamento. Quatro dias após o início deste tratamento realizamos um reforço.

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário